27 de março de 2010

#13

" Bom, descrever Patrícia é impossível; contudo, se descrever a beleza, a graciosidade, o sorriso de Patrícia é cometimento de todo impossível, posso, sem esforço, reproduzir as suas palavras.

-Olá -começou ela.- Estou aqui a passar férias. És amigo do meu irmão, não és?
Que voz!.. Rouquita sim, mas que voz!.. E o sorriso?...
-Sou.. quer dizer, quem é o irmão de... da... quem é o teu irmão? -articulei, quinze segundos depois, talvez mais, talvez menos.
Logo ela pasmada:
-Não conheces o meu irmão?!
Sacudi a cabeça com cara de réu: que não, não conhecia.
-É o Luís -informou Patrícia.- Já anda no liceu. Todos os rapazes o conhecem. Tu não és daqui, pois não?
Recobrei algum ânimo:
-Não. Sou de Braga e também estou a passar férias. Vim pelo monte com o meu avô, que está a dormir acolá em baixo com os cães à roda. Tu conheces o meu avô?
-Não -disse.- Se calhar é caseiro do meu pai.
-Meu avô não é caseiro nenhum! -retorqui altivamente.- Meu avô é caçador,
Patrícia denunciou estranheza:
-Caçador?!
Logo eu, com arreganho:
-caçador, sim! Todos os coelhos o estimam!
Ela afigurou-se-me impressionada.
-Desculpa-me -gemeu, cabisbaixa.- Não sabia. Desculpas, não desculpas?
Claro que desculpei.
-E até podemos ser amigos, não podemos? -insistiu Patrícia, esperançada, na sua voz rouquita.
-Tu achas-me linda?
Fitei o tronco dum eucalipto, emocionado, com o coração a rufar.
-Qualquer sujeito que tenha olhos na cara... -ousei.
Patrícia baixou graciosamente um joelho:
-Não me interessam os outros, só me interessas tu. Achas-me linda?
Do tronco do eucalipto, o meu olhar subiu à folhagem, que tremeluzia ao sol:
-Eu.. eu tenho olhos na cara! "


"Altino do Tojal - Os Putos"

Sem comentários:

Enviar um comentário

O lixado é quando queres dizer tudo escrevendo pouco. EXPRESSA-TE :)