24 de outubro de 2010

#30 Porque nos Apaixonamos?





As emoções, como as sentidas no estado apaixonado, são influenciadas pelo Sistema Límbico -parte do encéfalo que comanda as emoções, as respostas viscerais* às emoções, a motivação, o humor* e sensações de dor e prazer. Este sistema trambém está associado aos instintos básicos de sobrevivência: procura de comida e água e reprodução.

Uma das principais fontes de estímulo sensorial para o sistema Límbico são os sistemas olfactivos, que detectam, por exemplo, feromonas. As feromonas são moléculas libertadas no ar por um animal que atraem outro animal da mesma espécie, geralmente do sexo oposto. A atracção desencadeia respostas que incluem alterações físicas, como o aumento do batimento cardíaco e da frequência respiratória, hipertensão e sudorese*.

A atracção é comandada pelo sistema Límbico, mas é modificada pelo córtex cerebral, pelo que o comportamento do estado apaixonado tem em conta factores de ordem afectiva, psicológica e social!





Em termos biológicos, estar apaixonado significa que estão a ser libertados neurotrasmissores, como a dopamina e a serotonina, responsáveis por sensações de prazer!

Sem comentários:

Enviar um comentário

O lixado é quando queres dizer tudo escrevendo pouco. EXPRESSA-TE :)